30 de março de 2010

CUIDADOS NA HORA DE COMPRAR PEIXES

O consumidor deve tomar cuidado na semana santa com a qualidade e a conservação dos pescados em supermercados e feiras


Na Semana Santa, o consumo de pescado aumenta e, por ser perecível, é necessário adotar alguns cuidados na compra desse produto para não comprometer a saúde. Por isso, a ANVISA orienta o consumidor a observar com atenção a qualidade do pescado e o local de venda desse produto. Embalagens sujas, amassadas, estufadas, abertas ou com qualquer alteração devem ser desprezadas.
No caso de peixes congelados, o produto só pode ser comercializado em bandejas. A venda a granel impossibilita o acesso a informações exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Na bandeja, o consumidor deve observar a temperatura de conservação informada pelo fabricante e comparar com a do balcão.
No rótulo dos peixes embalados é preciso constar o nome do produto, nome e endereço do fabricante, lista de ingredientes, conteúdo líquido, identificação da origem, lote e data de validade e o selo de inspeção municipal, estadual ou do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Alimentos refrigerados e congelados devem ser adquiridos no final das compras para que fique o menor tempo possível em temperatura ambiente.
O peixe fresco deve ser mantido sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo, para evitar que seja contaminado e se deteriore. Já o bacalhau com manchas, vermelhidão e amolecimento, está impróprio para o consumo. O local de venda deve estar limpo e organizado. No caso de peixes salgados, o ambiente deve ser seco e frio. O peixe fresco de qualidade possui escamas firmes, resistentes, translúcidas e brilhantes. A membrana que reveste a guelra deve ser rígida e estar com os vasos cheios de sangue e, a pele, úmida e bem firme.
O consumidor está amparado legalmente pela RDC n.. 259/2002 da Anvisa e a Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor. Os Estabelecimentos e produtos com problemas devem ser denunciados à Vigilância Sanitária mais próxima do consumidor. Denúncias também pelo Disque Saúde: 0800 611997; e-mail: “ouvidoria@anvisa.gov.br” ou “www.anvisa.gov.br/ouvidoria”.
Fonte: ANVISA E MJ/DPDC-“portal.mj.gov.br/DPDC”

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