PÁGINAS

PÁGINAS

8 de março de 2025

FAZENDA LANÇA PLATAFORMA PARA SAQUE DO EXTINTO FUNDO PIS/PASEP

Trabalhadores e beneficiários legais poderão verificar se têm valores a receber, referentes ao período de 1971 a 1988; primeiros pagamentos estão programados para o dia 28 de março


Ministério da Fazenda anunciou nesta segunda-feira (10) o lançamento da plataforma Repis Cidadão, que permite a consulta e o saque das cotas do extinto Fundo PIS/Pasep.

Através do site repiscidadao.fazenda.gov.br, trabalhadores e beneficiários legais poderão verificar se têm valores a receber, referentes ao período de 1971 a 1988.

Os primeiros pagamentos estão programados para o dia 28 de março. Para acessar a plataforma, é necessário possuir uma conta Gov.br.

Os valores disponíveis para saque correspondem ao ressarcimento das cotas do Fundo PIS/Pasep, destinado a quem trabalhou com carteira assinada ou foi servidor público entre 1971 e 1988.

A média dos valores a serem liberados é de aproximadamente R$ 2.800.

Importante ressaltar que os valores que não foram retirados até 5 de agosto de 2023 foram considerados abandonados e utilizados para equilibrar as contas públicas, mas os cidadãos ainda podem solicitar o ressarcimento à União dentro de um prazo de cinco anos.

Para facilitar a consulta do saldo, os interessados podem utilizar o aplicativo do FGTS.

Para efetuar o saque, é necessário protocolar um pedido de ressarcimento em uma agência da Caixa Econômica Federal, apresentando documentos de identificação e, se necessário, comprovantes que atestem a relação de dependência.

É fundamental destacar que as cotas do PIS/Pasep não devem ser confundidas com o abono salarial, que é um benefício anual destinado a trabalhadores que estiveram formalmente empregados por pelo menos 30 dias no ano-base de 2023.

O calendário de pagamentos do abono salarial referente a 2025 já teve início, com datas específicas estabelecidas de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários.

Extraído: sosconsumidor.com.br/notícias/ - Fonte: Jovem Pan – Por: Matheus Oliveira -   Imagem: sosconsumidor.com.br/images/


        

ÚLTIMAS 25 POSTAGENS

CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário