Programar gastos e conferir se há reclamações sobre as
lojas são medidas essenciais para não ter problemas
Uma das grandes
datas do comércio chegou, e o consumidor tende a se empolgar nas compras. Na
Black Friday desse ano, que acontece a partir de sexta-feira dia 23 de novembro,
há produtos com descontos que chegam a 90%, desde itens de vestuário, cursos e
viagens. Diante das tentações, O DIA mostra os cuidados que os
consumidores precisam ter para que não sejam enganados nem se endividem com gastos
desnecessários.
Atenção com a
segurança
- Sem gastar muito
Apesar dos preços
chamativos, é preciso resistir ao desejo de comprar demais. Especialista em
varejo, Marco Quintarelli recomenda cautela, mesmo para quem pensa em
aproveitar as promoções e garantir os presentes de Natal. "Custo benefício
deve ser levado em conta em qualquer promoção. O consumidor realmente necessita
desse produto? É preciso tomar cuidado, até mesmo com os parcelamentos",
orienta Quintarelli.
- Golpes na
internet
O consumidor deve
estar atento e driblar impostores para comprar golpes pela internet. A
Federação Brasileira de Bancos alerta para sites, lojas online e e-mails
falsos. Por esses meios, golpistas podem conseguir acesso a informações
pessoais do consumidor, como CPF, número de cartões de crédito e dados
bancários.
- Confira os sites
Para verificar a
veracidade dos sites em que está comprando, é importante certificar se o
endereço da página é o correto. Uma forma de fazer isso é digitar a URL no
navegador ao invés de clicar no link. Quintarelli sugere que o consumidor dê
preferência a lojas online que tenham sede física. Fazer uma pesquisa na área
de Reclamação também ajuda a evitar possíveis problemas.
- Evite estes sites
o consumidor deve
estar mais atento aos sites em que
pretende realizar suas compras. Isso porque, neste ano, 419 empresas
estão na chamada 'lista suja' divulgada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP).
CLIQUE AQUI e confira os 419 cadastros da
'lista suja' do Procon-SP..
- Salvar dados
Na hora da compra
online, imprimir ou salvar imagens da tela com os dados para ter provas é uma
das orientações do Procon Carioca. Antes de finalizar, é ideal solicitar que o
prazo de entrega seja registrado em nota fiscal, no pedido ou recibo.
- Prazo para
reclamar
Todo cuidado é
pouco, e havendo problemas, reclamar é direito. Se o produto comprado na loja
ou pela internet apresentar problemas, o consumidor tem 30 dias para reclamar,
no caso de produtos não duráveis e, 90 dias, no caso de produtos duráveis.
- Devolução
O consumidor tem o
prazo de sete dias, a partir do recebimento da mercadoria, para arrependimento.
Ou seja, pode cancelar a compra e ter seu dinheiro devolvido. Não é necessário
que o produto apresente defeito para gerar o direito de arrependimento e não é
preciso justificar o motivo.
- Atendimento
Caso não haja
solução em até 30 dias, o consumidor pode exigir seu dinheiro de volta, a troca
por outro produto equivalente ou pedir o abatimento proporcional do preço. É
possível reclamar em todos os Procons do Brasil
Extraído de:
sosconsumidor.com.br - Fonte: O Dia Online e Estadão - Por: Edda
Ribeiro e Caio Faheina
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