10 de maio de 2011

CONTINUA IMPASSE DOS MÉDICOS COM PLANOS DE SAÚDE

Médicos entraram em estado de alerta a partir desta sexta-feira. Informação foi divulgada em uma carta aberta às operadoras de planos e seguros de saúde

Médicos de todo o país entraram em estado de alerta a partir desta última sexta-feira. A informação foi divulgada em uma carta aberta às operadoras de planos e seguros de saúde, feita pela AMB (Associação Médica Brasileira), CFM (Conselho Federal de Medicina), Fenam (Federação Nacional dos Médicos) e pelo conjunto das sociedades de especialidades médicas.
Segundo a carta, até junho de 2011, as entidades estaduais, representadas em Comissões de Honorários Médicos, conduzirão o processo de negociação com as empresas, contando com o amplo apoio da AMB, do CFM e da Fenam.
As entidades fazem os seguintes pedidos:
·   Reajuste dos honorários médicos tendo como referência os valores da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), já corrigidos pela inflação;
·   Contratualização com os planos de saúde, conforme exigência da Resolução Normativa nº 71/2004, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o que significa inserção dos critérios de reajuste nos contratos.
·   Fim da interferência antiética e desrespeitosa dos planos de saúde na autonomia do trabalho médico.
A AMB, CFM e Fenam têm ainda a expectativa de que os pleitos serão atendidos, pois embasam um movimento em defesa da saúde e da vida dos cidadãos.
Após o prazo limite, assembléias de médicos serão realizadas em todos os estados para analisar propostas concretas das operadoras e definir as próximas ações do movimento.
No dia 7 de abril os médicos brasileiros suspenderam o atendimento a planos e seguros de saúde em todo o país por honorários dignos, pelo fim das interferências antiético na autonomia profissional e por condições adequadas de assistência à população.
Enquanto isso os consumidores assistem passivamente essa disputa e sofrem as consequências, de não serem atendidos, ou ter que pagar o valor cobrado pelos médicos, para atendimento particular e, depois tentar receber o reembolso das operadoras de planos e seguros de saúde.
Extraído: Agência BOM DIA

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