No dia 15 de março, em que se comemorou
o Dia
do Consumidor, a
Fundação
Procon-SP, divulgou
o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2012, listando as empresas mais reclamadas no ano passado
Mais reclamadas
Em 2012, o grupo Itaú
Unibanco lidera o ranking das empresas mais reclamadas no Procon-SP, seguido
pela Claro, e Grupo Bradesco. O Procon reúne fornecedores do mesmo grupo,
apresentando na lista o nome fantasia da empresa (como ela é mais conhecida).
A lista contém os 50
fornecedores que mais geraram reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de
consumidores que não foram solucionadas na fase inicial do atendimento. Neste
caso, é aberto processo administrativo para que o Procon trabalhe a reclamação
junto ao fornecedor.
O total de
atendimentos para consultas, orientações e queixas no ano passado foi de
602.611, diminuição de 17% em relação ao registrado em 2011. Estes atendimentos
geraram 139.066 encaminhamentos da Carta de Informação Preliminar (CIP) ao
fornecedor. Nesta fase preliminar 79% dos casos foram solucionados. Deste
total, apenas 29.697 (21%) transformaram-se em reclamações fundamentadas.
Setores
Em 2012, novamente,
a área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, dentre outros) foi a que
registrou maior número de reclamações fundamentadas (33%); seguida por assuntos
financeiros (bancos, seguradoras, financeiras) com 25,7% e serviços essenciais
(telecomunicações e energia elétrica, saneamento básico, dentre outros), com
16,5%.
Um dos destaques
foram os atendimentos em relação aos sites de compras coletivas, que em 2011
não apareciam na lista dos 50 mais reclamados. É o caso do Site Groupon, que
figurava em 228º na classificação geral e este ano aparece em 21º.
Listagens
- Ranking das 50 empresas mais reclamadas (CLIQUE AQUI)
- Lista das empresas reclamadas em ordem alfabética para consultas (CLIQUE AQUI)
O
consumidor
poderá acessar o
cadastro
registrado
nos
últimos
cinco
anos
no site www.procon.sp.gov.br
Extraído de: Procon-SP /Notícias – Fonte: Assessoria
de Comunicação Procon-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário