A partir de 27 de fevereiro, se uma ligação
de celular for interrompida por qualquer motivo e o cliente fizer uma nova
chamada em até dois minutos, ela será considerada continuação da
primeira e, não poderá ser cobrada
Para quem paga valor
fixo por ligação, as chamadas sucessivas serão consideradas uma só e apenas a
primeira será cobrada.
Para quem paga a ligação por tempo, o tempo
de todas as chamadas sucessivas será somado e será feita uma única cobrança.
A decisão foi
publicada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em 27 de novembro de 2012 e,
vale para todos os planos oferecidos por todas as operadoras passando a vigorar a partir do dia 27 de fevereiro de 2013.
TIM INFINITY
A medida foi criada
pela superintendência de serviços móveis da Anatel e fazia parte dos planos da
agência que regula o setor de telecomunicações no país para minimizar
os prejuízos aos clientes das teles, que reclamam da baixa qualidade do
serviço.
Ela foi divulgada uma
semana após ter vindo à tona relatório que acusava a TIM
de interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o
usuário é cobrado por ligação e não por tempo.
RELATÓRIO
Segundo o documento,
a Anatel monitorou todas as ligações da operadora entre março e maio de 2012,
em todo o Brasil, e comparou as quedas das ligações de clientes do plano
Infinity com os "não Infinity".
A conclusão foi que
a TIM "continua ′derrubando′ de forma proposital as chamadas de usuários
do plano". O relatório apontava que o índice de queda de ligações no plano
Infinity era quatro vezes superior ao dos demais usuários.
R$ 4,3 MILHÕES POR DIA
"Sob os pontos de vista técnico e
lógico, não existe explicação para a assimetria da taxa de crescimento de
desligamentos [quedas de ligações] entre duas modalidades de planos",
dizia o relatório.
Um cálculo feito
mostrava que as quedas geraram faturamento extra de R$ 4,3 milhões à operadora
em apenas um dia. Segundo o relatório, a operadora "derrubou" 8,1
milhões de ligações em 8 de março.
DEFESA DA OPERADORA
Durante as
investigações, a TIM informou que a instabilidade de sinal era
"pontual" e "momentânea". Ela citou dados fornecidos à
própria Anatel para mostrar que houve redução, e não aumento, das quedas de
chamadas --as informações, no entanto, foram contestadas no relatório da
agência.
A Anatel disse que a
TIM alterou a base de cálculos e excluiu do universo de ligações milhares de
usuários com problemas para dizer que seus indicadores estavam dentro do
exigido.
INVESTIGAÇÃO INDEPENDENTE
Em 12 de novembro,
três meses após a denúncia, a operadora informou oficialmente ao mercado que
uma avaliação
independente contratada pela empresa não indicou "formas propositais
ou intencionais" para desconexões de suas chamadas móveis.
A avaliação realizada
pela Ericsson constatou que a taxa de queda de chamadas em 8 de março foi de
2,09%, "em linha com o resultado de 2,04% gerado internamente pela
TIM". O dado foi confirmado pela consultoria independente PwC
(PricewaterhouseCoopers).
Extraído: S.O.S
Consumidor/Notícias - Fonte: Folha Online
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