Punição
foi aplicada nos Estados Unidos e empresas terão que pagar 34 milhões de
dólares para ressarcir consumidores enganados
Fabricantes de
suplementos, bebidas, cremes e diversos produtos que prometiam um emagrecimento
milagroso foram multados nos Estados Unidos. A Comissão Federal de Comércio
(FTC, na sigla em inglês) alegou que as promessas, na verdade, se tratavam de
propaganda enganosa e cobra US$ 34 milhões de quatro empresas para ressarcir
consumidores.
As companhias
envolvidas - Sensa Products, L’Occitane, HCG Diet Direct and LeanSpa - negam as
acusações. O caso faz parte de uma ofensiva mais ampla contra empresas que
prometem emagrecimento baseado em produtos. Ao “New York Times”, Linda
Goldstein, presidente da divisão de publicidade e marketing do escritório de
advocacia Manatt, Phelps & Phillips, disse que a Comissão deixou claro que
as empresas utilizaram a metodologia do estudo duplo-cego, que fazem testes
apenas com placebo, para documentar a eficácia médica de produtos para perder
peso.
"Resoluções para perder peso são
fáceis de fazer, mas difíceis de manter. E as chances de se obter êxito apenas
colocando algo na comida ou passando um creme nas coxas são quase nulas. A ciência
simplesmente não está ali”, afirmou Jessica Rico, diretora da Comissão de
Defesa do Consumidor, em comunicado.
A indústria da perda
de peso explodiu nos últimos anos. Nos Estados Unidos, uma pesquisa da
Marketdata Enterprises aponta que os consumidores gastam cerca de US$ 66
bilhões por ano em refrigerantes e suplementos dietéticos e outros produtos
voltados para eliminar a gordura.
O crescimento vem
acompanhado pelo aumento dos processos por fraude. Em 2011, 13% de todos as
queixas dessa natureza feitas à FTC eram destinadas a fabricantes de produtos
para emagrecer. O dobro de qualquer outra categoria.
Ao longo da última
década, a FTC tem pressionado empresas de mídia a não aceitarem anúncios de
produtos de emagrecimento cujos créditos são “bons demais para ser verdade”, e
viu “uma redução significativa no número de anúncios” nos principais meios de
comunicação americanos, afirmou Richard Cleland, advogado da FTC.
A Sensa foi multada
em US$ 46,5 milhões por pagar para que consumidores confirmassem a eficácia de
seu suplemento para emagrecer.
Fabricante de
cosméticos com mais de duas mil lojas em todo o mundo, a L′ Occitane é acusada
de marketing enganoso de dois cremes para a pele. Em comunicado, a empresa
respondeu que “tem um enorme cuidado no desenvolvimento de toda a nossa linha
de produtos e queremos que os nossos clientes tomem decisões bem informadas.
Desde a decisão da FTC a empresa tem implementado um conjunto de políticas e
procedimentos ainda mais rigorosos que irão orientar o futuro de testes
clínicos e garantir que o nosso marketing e publicidade esteja em conformidade
com os regulamentos e diretrizes da FTC”. A L′ Occitane concordou em pagar US$
450 mil para reembolsar os clientes.
A HCG Diet Direct
foi multada por vender balas dietéticas com um hormônio produzido naturalmente
pela placenta humana que tem sido “falsamente promovido por décadas como um
suplemento para a perda de peso”, disse a comissão.
Já a acusação da
LeanSpa recai sobre seus executivos, que, segundo a FTC, utilizavam sites de
notícias para promover informações falsas sobre os poderes de emagrecimento do
açaí e de um produto de limpeza do intestino.
Extraído: S.O.S
Consumidor/Notícias - Fonte: O Globo Online
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