Em anos de evolução quando o assunto é consumidor e,
ainda assim, efetuar um pedido de cancelamento pode ser um martírio
Essa situação pode ser alterada em casos
específicos, como na contratação de um “pacote de fidelidade”, no qual o
consumidor fica atrelado (por força de um contrato) por tempo determinado a um
serviço e recebe em troca o pagamento de uma mensalidade menor. Fora situações
explícitas em um contrato, se você quiser sair nada pode te impedir.
Entretanto, o que presenciamos hoje é que as grandes
empresas, em muitos casos, abusam do consumidor quando ele busca cancelar um
serviço. Aproveitando-se de uma jurisprudência ainda tímida ao estipular
valores de danos morais pequenos, com medo da criação de uma “indústria do dano
moral”, alguns fornecedores têm criado mecanismos para tentar constranger o
consumidor para que ele não se desvincule de um serviço contratado. Isso
transforma um ato civil simples num martírio para milhões de pessoas.
Não é incomum perdermos horas (e até dias) ao
tentar cancelar um serviço de internet, telefonia celular, TV por assinatura,
etc. É uma verdadeira “tortura emocional” esse procedimento adotado pelos
grandes fornecedores.
Em primeiro lugar, a opção de cancelar o serviço
quase nunca está no site das empresas. Você é, então, levado a efetuar ligações
demoradas para call centers onde, em muitos casos, é empurrado para vários
setores diferentes, que buscam negociar reduções, mesmo quando você só quer
sair.
É um processo desgastante pedir o cancelamento do
serviço, várias pessoas ficam tentando fazer o consumidor voltar atrás. O
curioso é que, para contratar, o atendimento é rápido, mas, para sair é um
caos. Não é incomum as ligações “caírem” e você ter de reiniciar o suplício de
novo, e de novo.
Então, fique atento com isso e se você deseja
cancelar um serviço tenha muita paciência. Os obstáculos serão muitos. Dê
preferência a usar emails ou sala de atendimento online (imprima as telas nesse
caso) para se proteger contra eventuais abusos. Não trate ninguém com
grosseria, afinal o empregado está apenas cumprindo ordens da empresa, mas seja
assertivo, firme e educado. Insista que apenas deseja cancelar o serviço e não
deixe o assunto mudar.
Seja firme. Se houver dificuldades excessivas,
junte toda sua documentação e procure os órgãos de defesa do consumidor (defesa
coletiva), ou advogados para analisarem a viabilidade, no caso concreto, de uma
ação judicial, inclusive por dano moral.
Extraído: endividado.com.br/noticia - Fonte: Consumidor Moderno - Por: Lélio Braga Calhau, Promotor de Justiça do
Ministério Público de Minas Gerais
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