As companhias telefônicas de celular são as que mais incomodam os
consumidores, depois vêm as TVs por assinatura e os bancos
O
Procon de São Paulo divulgou o ranking das dez empresas que mais
desrespeitam o consumidor que não quer receber ligações de telemarketing.
Segundo o órgão, a lista será publicada mensalmente.
A
lista é composta basicamente por operadoras de telecomunicações. Os três
primeiros lugares são Vivo, Net e Tim. Em quarto vem um "Doutor de
Todos", seguido por Claro, Sky, Oi, Itaú, BMG e Santander.
A
publicação da lista quer reforçar o respeito à lei estadual 13.226/2008, que
prevê que o cidadão paulista que não quiser receber essas ligações pode se
inscrever num cadastro no site do Procon, para não ser mais importunado.
Desde
que a lei entrou em vigor (2009), mais de 2 milhões de consumidores registraram
seus telefones para não receberem chamadas de telemarketing e cerca de 100 mil
registraram denúncia de desrespeito por parte de empresas.
Em
2018, o Procon-SP multou em mais de 80 milhões 20 empresas que incomodaram o
consumidor que já tinha feito o registro para não receber chamadas de
telemarketing. Este ano, até abril, o total de multas foi de R$ 12.869.863,42.
Veja
as 10 empresas que mais perturbam:
Empresas
|
Ligações de telemarketing sem autorização
|
VIVO
|
1.607 ligações
|
NET
|
1.306 ligações
|
TIM
|
1.196 ligações
|
DOUTOR DE TODOS
|
260 ligações
|
CLARO
|
253 ligações
|
SKY
|
200 ligações
|
OI
|
196 ligações
|
ITAÚ
|
190 ligações
|
BANCO BMG
|
184 ligações
|
SANTANDER
|
171 ligações
|
Atualmente,
o cadastro é feito no site
do Procon-SP – o consumidor registra seus números de telefones fixos e
móveis e, após 30 dias, as empresas ficam proibidas de fazer ligações
telefônicas de telemarketing.
Caso o
consumidor tenha a sua escolha desrespeitada por uma empresa, a denúncia deve
ser feita no mesmo site do Procon-SP.
Veja Aqui o ranking dos
perturbadores em 2018 e 2019.
Extraído: sosconsumidor.com.br/noticias,
e Procon-SP - Fonte: Consultor Jurídico,
e Procon-SP
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