7 de maio de 2021

OPERADORA E REDE SOCIAL SÃO CONDENADAS A PAGAR DANOS MORAIS A VÍTIMA DE CLONAGEM

Vivo e Facebook são condenados solidariamente a pagar indenização por danos morais a vítima de clonagem da linha do telefone celular


Tanto operadora de telefonia quanto plataforma de rede social utilizadas em caso de clonagem de dados e falsidade ideológica são suscetíveis a pagar indenização por dano moral.

A base da condenação é a responsabilidade objetiva, já que a brecha no sistema de segurança configura falha na prestação do serviço. Assim, a juíza Liege Gueldini de Moraes, do Juizado Especial Cível de Jandira (SP), decidiu a favor de cliente que teve sua antiga linha disponibilizada para um terceiro.

Esse terceiro teve acesso à lista de contatos do autor e a utilizou para aplicar golpes e fraudes, passando-se pelo homem no WhatsApp.

Como o WhatsApp não tem representação no Brasil, a empresa Facebook que integra o mesmo grupo econômico, o legitima a responder pelos atos praticados por intermédio do aplicativo WhatsApp.

Atuaram no caso os advogados Renato Pires de Campos Sormani e Marília Mayumi Miyamoto, do escritório Terras Gonçalves Advogados.

A Juíza compreendeu que a relação jurídica entre as partes da ação se enquadra nos termos do artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, que justamente aponta responsabilidade das reclamadas devido a defeito do serviço.

A relação jurídica entre as partes é regida pelo Código de Defesa do Consumidor.

“Nesse contexto, cabia às requeridas não apenas alegar, mas comprovar que não houve falha na prestação do serviço, nos termos do art. 14, § 3o, I, do CDC, e que se prepararam adequadamente para enfrentar a possibilidade de clonagem, o que não restou demonstrado, ônus que lhes incumbia e do qual não se desincumbiram (art. 373, II, CPC e art. 6°, VIII, CDC)”.

Mesmo que a operadora não controle o conteúdo emitido pelo farsante, ela pode ser responsabilizada devido a seu dever de garantir que o dono do contato seja realmente o titular da linha. Já o WhatsApp tem falha revelada ao possibilitar "clonagem" de conta cadastrada com utilização do número do titular.

A Juíza entendeu como “configurado o dever de indenizar, tem-se que o dano moral restou configurado. O constrangimento do autor perante seus contatos que foram alvos do pedido de empréstimo, além das ofensas e brincadeiras de mau gosto do individuo que se fazia passar pelo autor, ultrapassou o mero aborrecimento. A imagem do autor foi exposta, sendo que a situação tiraria a paz de qualquer pessoa, como tirou a do autor”.

A ação foi julgada parcialmente procedente e as empresas rés foram condenadas ao pagamento de R$ 5 mil.

Clique aqui para ler a decisão - Autos nº 1000267-96.2021.8.26.0299.

Extraído: sosconsumidor.com.br/noticias - Fonte: Conjur-Consultor Jurídico

 

 

ÚLTIMAS 25 POSTAGENS

CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

ÚLTIMOS AVISOS DE RECALL

DATA

MARCA

MODELO/PRODUTO

CLIQUE

17/04/2024

LAND ROVER

Range Rover Sport (2022)

AQUI

28/03/2024

VOLVO

XC60 e XC90 (2023 e 2024)

AQUI

18/03/2024

RAM

Classic 1500 (2023); 2500 e 3500 (2023 e 2024)

AQUI

18/03/2024

JEEP

Grand Cherokee 4XE (2023)

AQUI

26/02/2024

VOLKSWAGEN

Tiguan Allspace (2019)

AQUI

TODOS OS AVISOS ANTERIORES DE RECALL

AQUI

PUBLICAÇÕES MAIS ACESSADAS

PROCONS ESTADUAIS

AGÊNCIAS REGULADORAS

DEFESA DO CONSUMIDOR

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL

SERVIÇOS E CONSULTAS

CONSULTORIA E ASSESSORIA JURÍDICA PERSONALIZADA