A inclusão de novos procedimentos obrigatórios para os planos de saúde não devem onerar o consumidor no próximo reajuste
Foi anunciado pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, os novos procedimentos obrigatórios para os planos de saúde, que não deverão resultar em "impacto" no preço para o consumidor, pelo menos no próximo reajuste que ocorrerá em maio de 2010.
Segundo Solange Beatriz Mendes, diretora da FenaSaúde, entidade que representa empresas da área. "Qualquer incorporação de novas coberturas tem impacto nos preços. Mas para os planos individuais, qualquer impacto no reajuste só vai acontecer em 2011. Entretanto para os novos planos contratados a partir de 7 de junho de 2010, quando entram em vigor as novas regras, com certeza haverá um alinhamento de preços", diz ela.
De acordo com a diretora, não é possível saber qual o percentual de aumento que deve ocorrer, já que isso depende da estrutura de cada empresa.
Veja os novos procedimentos incluídos na cobertura mínima dos planos de saúde. Vigoram a partir de 07 de junho de 2010
Veja os novos procedimentos incluídos na cobertura mínima dos planos de saúde. Vigoram a partir de 07 de junho de 2010
- Vídeocirurgias 26 novas cirurgias por vídeo no tórax, procedimento menos invasivo, sem abertura da caixa torácica.
- Exames Laboratoriais 17 novos exames laboratoriais, como o anti-GAD, para diabetes e exames para avaliação de imunodeficiências primárias.
- Exames Genéticos Novos exames para tratamento de alterações cromossômicas em leucemias
- Consultas Aumento da cobertura de consultas anuais com: Fonoaudiólogo: de 6 para até 24; Nutricionista: de 6 para até12; Terapeuta Ocupacional: de 6 para até 12; Psicólogo: de 12 para até 40.
- Exames Preventivos Teste do olhinho para recém-nascidos e teste rápido de HIV para gestantes.
- Transplante De medula óssea em tratamento de leucemias e outras doenças hematológicas.
- Saúde Mental Atendimento ilimitado em hospital-dia, com alternativa de internação hospitalar.