A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a
suspensão das vendas de planos e serviços da TIM, OI e CLARO, exigindo planos
de investimentos para melhor a qualidade dos serviços.
A Anatel
finalmente resolveu acabar com a “farra” das operadoras de telefonia móvel, que
só estavam pensando em faturar alto, aumentar as vendas de telefones celulares,
sem se preocuparem com a qualidade dos serviços prestados e com a satisfação
dos seus clientes.
"A situações que
estamos vivendo exigem medidas mais severas. Essa é a missão da agência
reguladora". A opinião é de Paulo Arthur Góes, diretor
executivo da Fundação Procon-SP, sobre o anúncio da suspensão das vendas das
operadoras de telefonia móvel TIM, OI e CLARO, determinada pela Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel), nesta quarta-feira (18/7/2012).
"Trata-se de medida de fundamental importância para o
consumidor, que viu o veloz crescimento desse mercado, que não foi acompanhado pela
melhoria da prestação do serviço. O papel da agência reguladora é assegurar
infraestrutura eficiente nas telecomunicações, para que o setor seja capaz de
oferecer serviços adequados e sem falhas", afirma Paulo Arthur.
A mais
atingida pelas medidas foi a TIM Participações, cujas vendas de novos planos
serão suspensas em 19 Estados, incluindo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia,
Distrito Federal e Paraná.
No caso
da OI, a suspensão vale para Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio
Grande do Sul.
A CLARO
não poderá vender novos planos em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
A
proibição vale a partir de segunda-feira dia 23-07-2012 e, vai durar até que as
empresas apresentem um plano de investimento concreto e consistente para lidar
com problemas de redes e com as reclamações dos consumidores.
Cada
estado terá apenas uma operadora com vendas suspensas.
"O aumento de novos planos de clientes tem que ser
acompanhado de investimento", disse o presidente da Anatel, João Resende,
ao anunciar as medidas.
Além das
operadoras com vendas suspensas, CTBC e SERCOMTEL também terão que apresentar
um plano de investimentos. As empresas que não cumprirem a decisão poderão ser
multadas em cerca de 200 mil reais por dia.
VIVO, SERCOMTEL e CTBC não tiveram as vendas suspensas, mas terão
que apresentar um plano de ação em 30 dias ou poderão também enfrentar a
suspensão.
Extraído de: Reuters Brasil e Procon/SP - Fonte: Anatel
Extraído de: Reuters Brasil e Procon/SP - Fonte: Anatel
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