No período de 1º de julho a 30 de setembro de 2021 a ANS analisou 34.133 reclamações contra planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou no dia 13/12/2021 a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa por causa de reclamações relacionadas à cobertura assistencial.
A suspensão atinge 12 planos de quatro operadoras e
ocorreu devido a reclamações efetuadas no terceiro trimestre deste ano. No
período de 1º de julho a 30 de setembro foram analisadas 34.133 reclamações.
“O objetivo da suspensão
de planos é impedir a entrada de novos usuários em planos com problemas na
assistência até as operadoras apresentarem melhora no resultado no
monitoramento”, destaca a ANS.
Conforme a agência,
55.197 beneficiários dos 12 planos suspensos ficam protegidos com a medida.
Apesar da suspensão, fica permitido o ingresso de novo filho, novo cônjuge,
ex-empregados demitidos ou aposentados nos contratos já vinculados aos planos
suspensos. A proibição da venda começou a valer a partir do dia 17/12/2021.
Os planos privados de assistência à saúde registrados junto à ANS podem ter sua comercialização suspensa por determinação da Agência (devido a irregularidades ou em casos específicos previstos em lei e normativos) ou a pedido da própria operadora, caso não haja mais interesse na oferta dos produtos aos consumidores.
Uma das razões para a suspensão da comercialização de planos de saúde por parte da ANS é o resultado do Monitoramento da Garantia de Atendimento, quando a ANS constata que as operadoras reiteradamente descumpriram prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negaram cobertura assistencial.
Nesses casos, são identificados os planos que concentram as reclamações de beneficiários e estes ficam vedados temporariamente de receber novos usuários.
A cada trimestre, a
listagem de planos é reavaliada e as operadoras que deixarem de apresentar
risco à assistência à saúde são liberadas, pelo monitoramento, para oferecer os
planos para novas comercializações, desde que esses planos não estejam com a
venda suspensa por outros motivos.
Resultados do Monitoramento da
Garantia de Atendimento (3º trimestre)
- 12 planos com comercialização suspensa
- 1 plano com a comercialização liberada
- 55.197 beneficiários protegidos
- 34.133 Reclamações analisadas no período de 01/07/2021 a 30/09/2021.
Consulte o resultado nos links
abaixo:
- Planos com comercialização suspensa
- Operadoras com planos reativados
Extraído: sosconsumidor.com.br/noticias - Fonte: economia.ig e ANS
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