Novas regras de cartões de crédito passam a vigorar a partir de junho, para evitar o risco de superendividamento do consumidor
As novas regras propostas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para os cartões de crédito são positivas para o consumidor, segundo avalia o Procon-SP. Segundo a entidade, as mudanças ajudam o consumidor a controlar melhor o pagamento da fatura, na medida em que padronizam as tarifas.
Outra mudança importante refere-se ao pagamento mínimo da fatura, que, para evitar o risco de superendividamento, a partir de 1º de junho passar a ser de 15% do valor total da fatura, sendo que, em dezembro, este percentual sobe para 20%.
No geral, as mudanças nos cartões de créditos começam a valer em 1º de junho para os plásticos emitidos a partir desta data e, a partir de 1º de junho de 2012, para os cartões emitidos até 31 de maio de 2011.
Além das mudanças citadas, com as novas regras, o consumidor poderá optar por dois tipos de cartões: o básico e o diferenciado. O primeiro poderá ser usado somente para pagamentos de compras, contas e serviços, enquanto o segundo trará a possibilidade de tais pagamentos e a associação a programas de benefícios e recompensas.
Extraído de: www.dci.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário