Órgão de defesa do consumidor recebeu mais de 750 queixas neste mês contra os correios
Nas duas primeiras
semanas de setembro, o Procon-SP recebeu 756 reclamações de consumidores contra
os Correios. É um salto em relação a setembro do ano
passado, quando foram recebidas 132 queixas durante todo o mês.
Os Correios entraram em
greve no mês passado, o que pode ter contribuído para impulsionar a
insatisfação, mas o número já vinha crescendo no primeiro semestre. De janeiro
a agosto de 2020 foram registradas 3.504 reclamações, ante 1.125 no mesmo
período de 2019.
Fernando Capez,
diretor-executivo do Procon-SP, afirma que as queixas abrangem entrega
atrasada, produtos com defeito ou falta de entrega. "A empresa que opta
por esse tipo de serviço tem responsabilidade. O consumidor tem direito de ser
ressarcido", diz.
Ele alerta que o
destinatário deve ficar atento à entrega de boletos de cobrança. "O fato
de o boleto não chegar na data não isenta o consumidor da obrigação de
pagamento. Ele deve entrar em contato e saber a data do vencimento. Mas tem
direito a algum ressarcimento em caso de eventual prejuízo", afirma.
Os Correios afirmam que
estão trabalhando para reduzir os efeitos da greve e que a adesão foi baixa,
com menos de 18% dos empregados da área operacional. Diz também que tem feito
mutirões, inclusive nos fins de semana.
"Vale lembrar ainda
que, para preservar a saúde de seus empregados, a empresa está atuando com
força de trabalho reduzida devido à iniciativa de redirecionar os classificados
como grupo de risco para o trabalho remoto. Tais fatores, consequentemente,
ocasionam impactos pontuais nos serviços", diz comunicado dos Correios.
Extraído: sosconsumidor.com.br/noticias - Fonte: Folha Online
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