Um dos produtos que contribuíram para o aumento no preço da cesta foi o bacalhau, cujo preço subiu 7,4% em 12 meses
Neste ano, a lista de produtos que compõem a cesta da Páscoa está 14,8% mais cara do que a do ano passado, revelou nesta quarta-feira (29) a Associação Paulista de Supermercados (Apas).
Um dos produtos que contribuíram para o aumento no preço da cesta foi o bacalhau, cujo preço subiu 7,4% no acumulado dos últimos 12 meses, mas a cebola liderou a alta, com 36,2% de aumento no período.
Também ficaram mais caros no acumulado entre a Páscoa do ano passado e a deste ano as cervejas, que subiram 10,9%, o refrigerante (15,7%), a batata (11,7%), o arroz (14,7%), o bombom (11,15%) e o chocolate (10,2%). O único produto da cesta que ficou mais barato nessa comparação foi a corvina, que caiu 7%.
Segundo o diretor-geral da Apas, Carlos Correa, o ideal é o consumidor pesquisar os preços antes de fazer as compras para a Páscoa. “Cada supermercado tem uma negociação diferente com a indústria. É vital que o consumidor faça a sua lista de compras e pesquise os preços no maior número de lojas possível, aproveitando ao máximo as promoções típicas da época”, disse Correa, em nota.
A Páscoa é a segunda data de maior venda para o setor supermercadista do Brasil, perdendo apenas para o Natal.
Neste ano, a Apas estima crescimento de 4,5% nas vendas de Páscoa. A entidade atribui essa possível expansão do setor à desaceleração no preço dos alimentos, aliada ao aumento da renda da população.
Pesquisa de preços de produtos de Páscoa
Pesquisa realizada pelo Procon-SP em sites de varejo encontrou diferenças significativas entre os preços dos produtos da Páscoa, com diferenças de até 320,46% entre os preços dos ovos de Páscoa e 116,31% entre os tabletes; entre os bombons as diferenças chegaram a 65,54%.
As maiores diferenças de preço praticados entre os estabelecimentos foram no ovo de Páscoa Crocante de 215g da fabricante Garoto: em um local o preço era de R$155,15 e no outro de R$36,90 (320,46%). O tablete Talento Recheado Avelã de 85g, também da Garoto, era vendido em um estabelecimento por R$15,12 e em outro por R$6,99 (116,31%), enquanto no pacote de bombom Ouro Branco, de 1000g Lacta, em um site o preço era de R$74,99 e em outro, R$45,30 (65,54%).
O levantamento do Procon-SP também calculou o valor médio do quilo dos três tipos de produtos, tomando como base o valor médio dos produtos pesquisados: nos ovos de Páscoa o preço médio por quilo foi de R$361,97; nos bombons, R$142,63; e nos tabletes, R$81,31.
Essa informação facilita a comparação e possibilita ao consumidor escolher opções mais baratas e que não comprometam o seu orçamento.
Comparação com o ano passado
Na comparação dos produtos comuns entre as pesquisas online de 2023 e 2022, constatou-se que houve, em média, acréscimo no preço médio dos bombons de 14,04%, nos ovos de Páscoa de 37,77% e nos tabletes de chocolate de 4,37%.
Para referência, o Índice de Preços ao Consumidor – IPC-SP da FIPE, referente ao período de março de 2022 a fevereiro de 2023, registrou variação de 6,71%.
Veja aqui a Pesquisa de Produtos de Páscoa realizada pelo Procon-SP.
Extraído: sosconsumidor.com.br - Fonte: economia.ig
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