13 de setembro de 2012

TELEFÔNICAS SÓ PODEM VENDER CELULARES DESBLOQUEADOS

Por determinação da Justiça Federal, operadoras de telefonia celular, a partir de agora, não podem mais vender aparelhos celulares bloqueados, nem obrigar os clientes a se manter no plano por no mínimo um ano

Cenário comum no mercado brasileiro: Você está a fim de comprar aquele novo Smartphone, que por sinal custa o “olho da cara” e, conta as moedinhas para ver se tem dinheiro suficiente para comprá-lo, mas não chega nem perto do valor do aparelho desbloqueado. O que você faz? Acaba comprando um bloqueado com fidelização. Vai à operadora de sua preferência e compra o aparelho celular com um “bom desconto”, em troca você se compromete a ficar no plano por um ano. E o aparelho vem bloqueado para os chips das outras companhias.
Porém, essa “farra” agora acabou, uma vez que, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região/MG entendeu, por unanimidade, que essa prática tão corriqueira se configura em abuso para o consumidor. Nas palavras do relator do caso, o desembargador Antônio Souza Prudente, “o bloqueio técnico dos aparelhos celulares configura uma violência contra o consumidor”.
Em sua defesa, as operadoras alegaram que para conceder determinados benefícios, elas têm de arcar com o preço do aparelho e repassar parte desse valor para o consumidor, através dos planos de fidelização, que em muitas vezes consistem em vantagens nas ligações, números de SMS, internet 3G e, outras vantagens, por um valor fixo mensal.
Tal argumentação foi irrefutavelmente rebatida pela desembargadora federal Selena Almeida, que disse: “Ao obrigar o consumidor a ficar fidelizado a determinado plano, está caracterizada a venda casada, uma afronta, aos direitos do consumidor, pois o que as empresas de fato estão fazendo através de descontos concedidos em troca de aparelhos é restituírem-se do desconto com o valor cobrado pela prestação do serviço, já que o valor das mensalidades acaba por pagar, com sobras, os benefícios concedidos”.
Uma grande verdade! Quando você olha para o valor do aparelho desbloqueado, digamos R$ 2.000,00, ele parece caro. E é! Porém, quando paramos para pensar em quanto gastaremos ao longo de 12 meses, pagando o mesmo produto com desconto e, de quebra, um plano que geralmente é bem salgado, estamos pagando muito mais que os dois mil reais, no final das contas.
Assim, os magistrados federais por unanimidade de votos decidiram por proibir a venda de aparelhos celulares bloqueados, em todo o Brasil.
Agora, todas as operadoras do país terão de rever as suas estratégias de vendas para se adequarem a esta decisão.
Mas vale lembrar que ainda cabe recurso neste imbróglio, ou seja, as operadoras poderão continuar vendendo seus aparelhos bloqueados, caso recorram à instância superior, na tentativa de convencer os magistrados do contrário e, reverter essa decisão.
Por ora, em caso de descumprimento desta decisão, as operadoras arcarão com uma multa diária de R$ 50.000,00.
Fonte: TRF 1ª Região

Nenhum comentário:

ÚLTIMOS AVISOS DE RECALL

DATA

MARCA

MODELO/PRODUTO

CLIQUE

17/04/2024

LAND ROVER

Range Rover Sport (2022)

AQUI

28/03/2024

VOLVO

XC60 e XC90 (2023 e 2024)

AQUI

18/03/2024

RAM

Classic 1500 (2023); 2500 e 3500 (2023 e 2024)

AQUI

18/03/2024

JEEP

Grand Cherokee 4XE (2023)

AQUI

26/02/2024

VOLKSWAGEN

Tiguan Allspace (2019)

AQUI

TODOS OS AVISOS ANTERIORES DE RECALL

AQUI

PUBLICAÇÕES MAIS ACESSADAS

PROCONS ESTADUAIS

AGÊNCIAS REGULADORAS

DEFESA DO CONSUMIDOR

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL

SERVIÇOS E CONSULTAS

CONSULTORIA E ASSESSORIA JURÍDICA PERSONALIZADA