Brasileiros afetados recebem comunicado da Uber após
empresa ser notificada pelo Ministério Público
A Uber começou a
notificar os 156 mil brasileiros afetados pelo vazamento dos dados da empresa,
em 2016. No email enviado aos usuários a companhia admite que o nome,
endereço de email e telefone celular associado a conta foram expostos.
A Uber afirma
que os especialistas contratados pela empresa não identificaram indícios de
download de histórico de locais de viagens, de números de cartão de crédito e
conta bancária e nem das datas de nascimento.
Além disso, afirma
também não ter identificado nenhuma fraude ou uso indevido dos
dados. "Mas queremos garantir que você tenha conhecimento do que
ocorreu, já que envolve informações suas", afirma no email enviado aos
afetados.
"Nenhum
usuário específico precisa tomar qualquer medida. No entanto, estamos monitorando
sua conta para proteção adicional contra fraudes", diz a nota enviada por
email.
À época do vazamento a
Uber foi acusada de ter pago hackers para ocultarem a falha por mais de um
ano. A empresa
pagou R$ 100 mil para os hackers destruírem os dados roubados dos 57
milhões de usuários.
Os brasileiros
foram notificados após acordo firmado entre a Uber e a Comissão de
Proteção de Dados Pessoas do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT).
O MPFDT enviou
ofício a Uber em 23 de janeiro pedindo que a empresa esclarecesse o
impacto do vazamento nos clientes brasileiros.
Em nota, a
Uber informa que decidiu notificar os clientes afetados após a notificação
do MPFDT.
"Continuamos a
monitorar as contas afetadas - embora não exista qualquer indicação de que
tenha havido fraude ou uso inadequado de informações relacionadas a este
incidente", afirma em nota enviada à Folha.
Na nota enviada
pela Uber aos clientes a empresa pediu desculpa pelo que ela
classifica como "incidente".
Extraído de:
sosconsumidor.com.br - Fonte: Folha Online – Por: Daniel Camargos
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