Receber spams de ofertas do mesmo produto é algo que
irrita muito mais do que estimula o consumo
Você acaba de
comprar um produto, depois de fazer uma ampla pesquisa, comparar preços,
condições de pagamento e características técnicas de várias marcas.
Imediatamente, começa a ser bombardeado por e-mails disparados por várias
lojas, inclusive aquela na qual comprou o aparelho que ainda nem foi entregue.
É um tiro no pé este assédio comercial ao consumidor que, em época de
desemprego alto, salário baixo e informalidade, ainda tem coragem de comprar.
Se você, por acaso,
começou a incluir produtos no carrinho do site de uma loja e desistiu - porque
o frete era muito caro ou qualquer outro motivo— recebe diversas mensagens
persuasivas, tentando convencer-lhe a finalizar o negócio. E ao
entrar nas redes sociais para se divertir, conversar com amigos, ler as
postagens, há várias propagandas referentes ao item pesquisado.
É óbvio que não há
como vender sem fazer propaganda, mapear o perfil do consumidor, oferecer
promoções e descontos. Mas tenho um amigo que, periodicamente, recebe várias
ligações (várias) de lojas de uma marca de filtro de água propondo a troca de
componentes de filtragem. Não haveria como evitar, pelo menos, a sobreposição
de ligações telefônicas?
Um dos ativos mais
escassos em nossas vidas, nos últimos anos, é tempo. Temos tantos compromissos
que terminamos o dia extenuados, com a impressão de que não fizemos tudo o que
deveríamos. Receber centenas de spams, dentre eles várias ofertas do mesmo
produto, é algo que nos irrita muito mais do que estimula o consumo.
A venda de mailings
com nossos e-mails particulares para que recebamos estas mensagens já passou da
conta. Os correntistas que têm certo poder de compra, expresso por suas
aplicações financeiras no banco, são importunados de uma maneira absurda.
A oferta de
aplicativos com descontos, por outro lado, é uma forma inteligente de atrair o
consumidor, pois ele se acostuma a consultar as ofertas. Faz as contas e
percebe o quanto ganhará se comprar determinados itens.
Reduzir o valor do
frete, entregar mais rapidamente o produto adquirido e facilitar eventuais
desistências das compras são diferenciais que todos valorizamos.
As companhias que
lutam com todas as forças para melhorar as vendas têm de dosar melhor o assédio
ao consumidor. Façam anúncio em bons meios de comunicação (não estou puxando a
brasa para este jornal, mas acredito mesmo na conjugação de informação e
publicidade bem feita).
Deixe-nos ao menos
respirar um pouco, ler as notícias, um bom livro, conversar com a família.
Irritação não é um bom motivo para abrir a carteira.
Extraído de:
sosconsumidor.com.br - Fonte: Folha Online
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