A PSafe, empresa
de segurança digital, identificou um novo golpe no WhatsApp que
oferece cupons de R$ 100 a serem utilizados no aplicativo iFood,
especializado em entrega de comida.
Nas últimas 48
horas, o dfndr lab, laboratório da empresa, detectou 86 mil ciberataques,
ou seja, tentativas de pescar usuários desavisados por meio de mensagens instantâneas.
"Os
cibercriminosos se aproveitam da credibilidade da marca, forjando que a empresa
estaria fazendo aniversário e por isso está realizando a suposta
promoção", diz a PSafe em nota.
Ao clicar no link,
o usuário acessa uma página com uma pesquisa a ser respondida antes do acesso
ao cupom. Encontra três perguntas: “Conhece o funcionamento do iFood?”; “Possui
o aplicativo instalado no seu smartphone?”; “Indicaria o iFood para amigos e
familiares?”.
Depois disso, a
pessoa é direcionada a uma página na qual é incentivada a compartilhar com
todos os amigos ou grupos do WhatsApp.
O texto diz
que após o compartilhamento o usuário será redirecionado para autenticar o
cupom e receberá uma confirmação por SMS.
“A estratégia
de solicitar o compartilhamento via aplicativo de mensagem é perfeita para que
o golpe se espalhe rapidamente. Por isso é muito importante que as pessoas
estejam atentas ao que recebem via aplicativos de mensagens, independentemente
de quem enviou e da marca em questão", diz Emilio Simoni, diretor do
dfndr lab, em nota.
O golpe visa o
roubo de dados pessoais, o cadastro do número da vítima em SMS pago ou a
instalação de vírus para outras fraudes posteriores com a identidade do
usuário.
A PSafe tem um
site, que pode
ser acessado aqui, que identifica se um link é confiável. É sempre indicado
conferir a origem da página antes de clicar, principalmente se o conteúdo for
ligado a promoções.
Há menos de um mês,
a startup alertou para um anúncio semelhante, que oferecia até
20
GB de internet gratuita por até 60 dias para usuários de qualquer operadora
de telefonia móvel no Brasil.
Da mesma forma, as
pessoas eram direcionadas a uma página falsa e precisava responder a
perguntas. No fim, era convidada a compartilhar o conteúdo com amigos
do WhatsApp.
POSICIONAMENTO DO
IFOOD
O iFood esclarece
que o conteúdo é falso e recomenda que os usuários ignorem a mensagem. Diz que
os únicos canais de comunicação com os clientes são por meio da plataforma
(push), e-mails, site oficial e WhatsApp business, identificado com o selo
verde de conta verificada nas informações de contato.
"A empresa
está apurando o caso internamente e vai tomar as medidas cabíveis. A companhia
reforça que a transparência e o respeito aos seus clientes e funcionários estão
em suas prioridades e se coloca à disposição para qualquer dúvida
adicional", informou.
Extraído de:
sosconsumidor.com.br - Fonte: Folha Online - Por: Paula
Soprana
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