As abordagens dos golpistas vêm acontecendo por carta, e-mail, telefonema ou mensagem. Veja como se prevenir
Golpistas estão se
aproveitando das revisões que o INSS realiza em alguns benefícios para tentar
obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens podem ocorrer por carta,
e-mail, telefonema ou mensagem de celular.
Para evitar cair nesse tipo de golpe
é importante ficar atento às seguintes dicas:
- mantenha
sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço.
Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135; - caso alguém faça
qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a
solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
- o INSS
nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o
envio de fotos de documentos;
- o número
do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda
links nem pede documentos pelo SMS.
- sempre
que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica
registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135;
- a pessoa
deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer
solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum
documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com
agendamento);
- é bom
saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat
humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um
procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou
acessou o chat;
O que fazer em caso de tentativa de
golpe
Denuncie
tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet, em https://falabr.cgu.gov.br/,
ou pelo telefone 135. Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim
de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e
o banco em que recebe o benefício, se for o caso).
Veja quais são as revisões do INSS
- Revisão
administrativa Na revisão administrativa, o INSS está notificando os
beneficiários apenas por carta enviada para o endereço cadastrado nos sistemas.
Se a pessoa não for localizada, a notificação ocorre por publicação no Diário
Oficial da União.
Quem for convocado a apresentar documentos para regularizar o benefício deve
usar os canais oficiais de atendimento: Meu INSS (site ou aplicativo para
celular) ou as agências da Previdência Social (nesse caso, sempre mediante
agendamento, via Meu INSS ou 135).
Revisão de auxílio por incapacidade
temporária
A revisão
de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) vai começar em
agosto. As convocações poderão chegar por carta, notificação do banco pagador,
e-mail ou publicação no Diário Oficial da União. Em todos os casos, o
beneficiário sempre deverá agendar a perícia médica revisional por um dos
canais oficiais de atendimento remoto: Meu INSS (site ou aplicativo para
celular) ou telefone 135.
Revisão dos Benefícios de Prestação
Continuada – BPC
O INSS
realiza avaliação administrativa dos Benefícios de Prestação Continuada - BPC
desde 2019. Neste trabalho, o órgão analisa se a pessoa que recebe o BPC
possui outras fontes de renda oficiais que a tornem inelegível ao benefício.
Quando um caso de renda incompatível com o BPC é identificado, inicia-se um
processo de averiguação junto ao segurado, que terá prazo para defesa. Se após
a análise o benefício for cessado, o segurado ainda terá direito a recurso.
Nessa
revisão, as convocações poderão chegar por carta ou publicação no Diário
Oficial da União. Quem for convocado deve usar os canais oficiais de
atendimento: Meu INSS (site ou aplicativo para celular) ou as agências da
Previdência Social (nesse caso, sempre mediante agendamento, via Meu INSS ou
135).
Extraído: sosconsumidor.com.br/noticias - Fonte: O Dia Online
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