17 de março de 2020

ALERTA NOVO CORONAVÍRUS. O QUE É? TEM CURA? COMO SE PREVENIR?

Pra saber todas essas respostas e muitas outras, e saber se prevenir, veja o Guia do Novo Coronavírus que explica detalhes sobre essa pandemia que está abalando a saúde e a economia mundial. Veja também o Mapa em tempo real do avanço dessa pandemia

Com a pandemia do Novo Coronavírus, muitas pessoas estão sem saber o que fazer e sem entender muito bem do que se trata esse novo vírus. Para ajudar a população a entender melhor essa doença, foi criado um “Guia do Novo Coronavírus” explicando um pouco do que se tem conhecimento até o momento desse novo vírus.
Coronavírus o que é?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O agente do novo coronavírus foi descoberto em 31/12/2019 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de Novo Coronavírus, denominada cientificamente de COVID-19.
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil microscópico, parecer com uma coroa. Por isso que o atual coronavírus é denominado de Novo Coronavírus, porque havia sido erradicado a muitos anos atrás.
A maioria das pessoas se infectava com os “coronavírus comuns” ao longo da vida, e naquela época as crianças pequenas eram muito mais propensas a se infectarem com esse tipo de vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Porém o Novo Coronavírus atual tem infectado pessoas mais idosas, em média acima de 60 anos, por serem mais vulneráveis e fragilizados em sua saúde.
Origem evolutiva
Existem sete cepas conhecidas de coronavírus humanos, e todas elas evoluíram de coronavírus de outros animais.
Cepa
Data
Origem Evolutiva
HCoV-229E
1960
O coronavírus humano 229E divergiu do coronavírus da alpaca antes de 1960
2002
O coronavírus humano SARS divergiu do coronavírus de morcego em 1986
HCoV-OC43
2004
O coronavírus humano OC43 divergiu do coronavírus bovino em 1890
HCoV-NL63
2004
O coronavírus humano NL63 divergiu do coronavírus de morcego 822 anos atrás
HCoV-HKU1
2005
O coronavírus humano HKU1 divergiu do coronavírus de morcego
2012
O coronavírus humano MERS divergiu do coronavírus de morcego antes dos anos 90 e transmitido aos humanos pelos camelos
2019
1 - Um estudo genético inicial sugeriu que o SARS-CoV-2 tenha divergido do coronavírus de cobras. Porém, cientistas questionaram a possível origem
2 - Estudos posteriores sugeriram que o vírus tenha divergido da versão que parasita morcegos, transmitido aos humanos por um animal ainda desconhecido
3 - Estudos recentes indicam que o vírus tenha divergido da versão que parasita pangolins, pois o material genético é 99% igual ao vírus encontrado neste animal
Fonte: Wikipédia
Coronavírus tem cura?
A doença tem cura, mas também pode levar a morte se não diagnosticada e tratada a tempo. Não existe ainda vacina ou tratamento específico para infecções causadas pelo novo coronavírus humano. No caso de suspeita do novo coronavírus é indicado inicialmente:
1- procurar um posto de saúde o mais rápido possível para registrar o caso:
2- fazer o exame para confirmar ou descartar a doença;
3- isolamento, repouso e consumo de bastante água.
Além disso, algumas medidas complementares poderão ser adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:
- Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
- Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.
O mais importante é que ao surgirem os primeiros sintomas é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento imediato.
Todos os pacientes que receberem alta durante os primeiros 07 dias do início do quadro (qualquer sintoma independente de febre) devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico e sinais de alerta de complicações como: aparecimento de febre (podendo haver casos iniciais sem febre), elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispneia (falta de ar).
Se você viajou para a China nos últimos 30 dias, ou para qualquer outro país da Europa, Ásia e América nos últimos 15 dias e ficou doente com febre, tosse e/ou dificuldade de respirar, ou teve contato pessoal próximo com que realizou essa viagens, deve procurar atendimento médico imediatamente e informar detalhadamente o histórico de viagem recente e seus sintomas.
Pandemia e Epidemia: o que é?
Pandemia é a propagação de uma nova doença a nível mundial (vários países no mundo). Já a Epidemia é a propagação de uma nova doença em uma região. Exemplos: vários bairros em um Município; vários Municípios em um Estado e vários Estados em um País.
Em linhas gerais, é pandemia uma doença espalhada em todo o mundo, que afeta um grande número de pessoas e que tenha transmissão sustentada de novos casos nesses locais. Não há, no entanto, um número fixo de casos ou de países afetados para que a situação seja caracterizada.
Quarentena são quantos dias?
Apesar da denominação de quarentena (quarenta dias), o período de incubação entre a infecção pelo coronavírus e o aparecimento dos sintomas da doença, na maioria das estimativas e casos o período de incubação do Novo Coronavírus/COVID-19 varia de 1 a 14 dias e geralmente em média é de cerca de cinco a sete dias. Essas estimativas poderão ser atualizadas à medida que mais dados estiverem disponíveis
Qual a diferença do Novo Coronavírus para os outros vírus respiratórios?
No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados.
Os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19. O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente, em casos do novo coronavírus.
A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus.
Quando uma pessoa estiver com sintomas correspondentes à Covid-19, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde e procurar um posto de saúde para obter orientação médica quanto às medidas a serem adotadas.
O quer fazer para evitar o contágio?
A cura da doença é importante, mas mais importante é se prevenir delaPara isso é necessário e obrigatório as seguintes medidas:
- Reduzir o contato social, evitando locais fechados e com aglomeração de pessoas,
principalmente idosos, doentes crônicos e imunossuprimidos;
- Evitar o contato físico como aperto de mãos, abraços e beijos;
- Evitar, suspender ou adiar viagens para locais com casos de COVID-19;
- Evitar o compartilhamento de objetos, dormitórios, alimentos e bebidas;
- Afastar das atividades laborais pessoas que estejam regressando do exterior por um período mínimo de sete (7) dias, quando possível;
- Adotar medidas de higiene das mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas que devem ser adotadas ao tossir e espirrar);
- Ofertar álcool gel nos estabelecimentos públicos e privados com circulação de pessoas, como restaurantes, farmácias, supermercados, repartições e órgãos públicos, etc;
- Realizar a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies que sejam tocados com frequência, utilizando água e sabão ou friccionar com álcool 70%;
- Manter os ambientes abertos e arejados naturalmente;
- Manter uma distância social de no mínimo 2 metros;
- Suspender ou adiar, quando possível, eventos de massa ou atividades que tenham público superior a 100 pessoas;
- Optar por eventos com transmissão virtual ou em locais abertos, respeitando a distância mínima entre as pessoas de 1 metro;
- Em caso de sintomas, procurar imediatamente atendimento médico (público ou privado).
Como o Novo Coronavírus é transmitido?
As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.
Qualquer pessoa que tenha contato próximo em ambiente fechado (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.
É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma comunitária, continuada e em progressão geométrica (multiplica-se rapidamente).
Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa, só se sabe que ocorre de forma exponencial.
Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: - gotículas de saliva -
espirro – tosse – catarro - contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão e beijo - contato com objetos ou superfícies contaminadas pelo toque, seguido de contato das mãos com a boca, nariz ou olhos.
Como alento, o novo coronavírus apresenta uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.
Como é feito o diagnóstico do coronavírus?
O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus.
As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Uma das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra será enviada para análise de metagenômica.
Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.
Orienta-se a coleta de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swabs combinado (nasal/oral) ou também amostra de secreção respiratória inferior (escarro ou lavado traqueal ou lavado bronca alveolar).
Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de isolamento e precaução domiciliar.
Mapa em tempo real dos casos e óbitos confirmados do coronavírus - COVID-19
CASOS e ÓBITOS no MUNDO Devido à COVID-19
CASOS e ÓBITOS no BRASIL Devido à COVID-19.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS Sobre a COVID-19
Extraído: otempo.com.br/brasil - Fontes: Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde (SES), Agência Brasil, Folhapress, Wikipédia, canaltech.com.br/saude/, gisanddata.maps.arcgis.com/, http://www.conass.org.br/, e pesquisa direta


ÚLTIMAS 25 POSTAGENS

Nenhum comentário:

ÚLTIMOS AVISOS DE RECALL

DATA

MARCA

MODELO/PRODUTO

CLIQUE

17/04/2024

LAND ROVER

Range Rover Sport (2022)

AQUI

28/03/2024

VOLVO

XC60 e XC90 (2023 e 2024)

AQUI

18/03/2024

RAM

Classic 1500 (2023); 2500 e 3500 (2023 e 2024)

AQUI

18/03/2024

JEEP

Grand Cherokee 4XE (2023)

AQUI

26/02/2024

VOLKSWAGEN

Tiguan Allspace (2019)

AQUI

TODOS OS AVISOS ANTERIORES DE RECALL

AQUI

PUBLICAÇÕES MAIS ACESSADAS

PROCONS ESTADUAIS

AGÊNCIAS REGULADORAS

DEFESA DO CONSUMIDOR

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL

SERVIÇOS E CONSULTAS

CONSULTORIA E ASSESSORIA JURÍDICA PERSONALIZADA