Empresas de
telefonia e bancos ocupam oito dos dez primeiros lugares da lista das empresas
mais reclamadas no Brasil em 2019
Empresas de telefonia continuam entre as mais reclamadas |
Juntas as empresas de
telefonia e os bancos ocupam oito das dez primeiras colocações do rol. Por
ordem, o ranking é formado por Bradesco, Itaú, Casas Bahia/Ponto
Frio/Cnova/Extra/ Pão de Açúcar, Sky, Caixa Econômica e Santander.
Os dados - divulgados
hoje pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da
Justiça e Segurança Pública - mostram que telefonia e serviços bancários
continuam a ser os setores mais reclamados pelos brasileiros.
Novas ferramentas
Para Luciano Timm,
titular da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para mudar esse cenário
é preciso investir em sanção rápida e eficiente:
- Temos trabalhado para
termos um processo administrativo sancionador mais eficiente, que garanta ampla
defesa, mas que chegue mais rapidamente ao resultado. São Paulo libera R$ 25
milhões para reaver problemas na produção agrícola inclusive com acordos. Temos
novas portarias e proposta de decreto para isso. Apostamos ainda em novas
iniciativas, como autorregulação. Temos duas experiências para acompanhar ao
longo de 2020: o "não perturbe", no setor telecom, e os consignados,
no bancário. Cobrança indevida no topo das queixas
Timm defende ainda o uso
de ferramentas ágeis de solução de disputas, como o portal de intermediação de
conflito da Senacon, o Consumidor.gov.br
- Expandimos bastante o
Gov. O setor de telefonia, inclusive, melhorou o índice de acordos, chegando a
90% de efetividade - destaca o secretário.
Entre os queixas mais
frequentes dos consumidores aos Procons, os problemas com cobrança estão no
topo da lista, com 42% dos registros, o que representa mais de um milhão de
reclamações. Em seguida, vêm os problemas com contrato, com 16,2% das queixas,
má qualidade de produto ou serviço (11,5%), questões relativas ao atendimento
(11,2%) e problemas diversos com produtos e serviços (4,8%)
Empresas dizem investir
em serviço e atendimento
No topo da lista das
empresas mais reclamadas, a Oi afirma "registrado avanços consistentes nos
indicadores de satisfação geral medidos pela Anatel nos últimos cinco anos, em
diversos serviços".
A operadora destaca ainda
que, segundo dados do Consumidor.gov.br - a Oi alcançou, em 2019, uma taxa de
aproximadamente 90% para a resolução de problemas com os consumidores. A
companhia diz ainda estar "investindo na transformação digital de seu
negócio, buscando maior eficiência operacional e melhoria na qualidade nos
serviços e no atendimento".
Segunda colocada no
ranking, a Vivo diz investir em "expansão de rede e qualidade dos serviços
em todo o país, e vem implantando um conjunto de medidas para ampliar a
satisfação do cliente em todos os aspectos".
A companhia também chama
atenção para o índice de 87,9% de resolutividade em reclamações preliminares
junto aos Procons em 2019, uma resolutividade de 92,15% na plataforma
Consumidor.gov.br
A TIM, por sua vez,
afirma priorizar a satisfação dos clientes e atuar com foco em inovação e na
constante evolução das plataformas de relacionamento, principalmente no
atendimento digital, oferecendo mais conveniência aos usuários. A operadora
pondera que o volume de reclamações registrado pelo Sindec representa 0,24% da
sua base de cliente.
O Itaú Unibanco reafirma
seu compromisso com a satisfação do cliente e ressalta que o levantamento do
Sindec não leva em consideração o tamanho da instituição financeira ou a
natureza da mesma.
O banco alega que
aproximadamente 16% dos atendimentos realizados no Procon estão relacionados a
renegociação de dívidas, mas garante seguir "focado na redução das
reclamações e no aumento da satisfação de seus clientes."
O Santander diz trabalhar
continuamente para a "melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento,
tornando-os mais simples e ágeis para garantir a satisfação dos consumidores.”
Procuradas, Claro,
Bradesco, Casas Bahia/Ponto Frio/Cnova/Extra/ Pão de Açúcar, Sky e Caixa
Econômica ainda não responderam.
Veja o Ranking do Sindec - Em seguida clique no ano de 2019.
Veja o Ranking do Sindec - Em seguida clique no ano de 2019.
Extraído: sosconsumidor.com.br/noticias - Fonte: economia.ig,
Sindec e Senacon
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