13 de fevereiro de 2022

VEJA SE VOCÊ TEM VALORES ESQUECIDOS A RECEBER

O Banco Central criou um site exclusivo para consulta de valores esquecidos a receber de bancos. Saiba como fazer a consulta e solicitar o resgate


O Banco Central do Brasil informou que existem mais de 8 bilhões de reais esquecidos em bancos, e que terão que ser devolvidos. Os valores são correspondentes de contas correntes ou poupanças encerradas que tinham saldo disponível, tarifas ou parcelas cobradas indevidamente por bancos, recursos de consórcios que não foram resgatados, dentre outras situações.

A consulta desses valores poderá ser feita a partir do dia 14/02/2022, exclusivamente neste site oficial (valoresareceber.bcb.gov.br) para saber se você e/ou sua empresa possuem valores a receber no Sistema Financeiro.

Caso tenha valores a receber, no momento da consulta, você receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência/devolução, somente a partir do dia 07/03/2022.

Atenção: essa consulta NÃO poderá ser feita no site principal do BC, somente neste site oficial (valoresareceber.bcb.gov.br)

Passo-a-passo para resgatar esses valores:

1- Acesse o site oficial de Consulta Pública (https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico/) a partir do dia 14/02/2022;

2- Use seu CPF e/ou CNPJ, a data de nascimento e/ou data de criação da empresa para consultar se você tem valores a receber;

3- Caso tenha valores a receber, no momento da consulta você receberá data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existenteAs datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo.

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa

Período de agendamento (consulta e resgate)

Data de repescagem (para quem perder a data agendada)

Antes de 1968

7 a 11/3

12/3

Entre 1968 e 1983

14 a 18/3

19/3

Após 1983

21 a 25/3

26/3

4- Quando receber o agendamento, confira se foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Se você esquecer ou perder a data e o período, não tem problema. Consulte novamente e receba a mesma informação;

5- Se você ainda não tiver login Gov.br, faça previamente seu cadastro gratuito no site gov.br ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com Login no “Registrato”;4- Quando receber o agendamento, confira se foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Se você esquecer ou perder a data e o período, não tem problema. Consulte novamente e receba a mesma informação;

6- Acesse novamente o site oficial (valoresareceber.bcb.gov.br) na data e período (horário) informada, e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência/devolução;

7- Se não comparecer nessa data e período, você terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário acima. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h;

8- Se você também perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022;

9- Se você perder sua data de resgate, acesse novamente o site oficial (valoresareceber.bcb.gov.br) em outro dia, e o sistema vai informar uma nova data para retorno.

Não se preocupe com seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução.

Fique atento para não cair em golpes:

- O único site oficial para consulta e solicitação é (valoresareceber.bcb.gov.br).

- O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.

- NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do site oficial (valoresareceber.bcb.gov.br).

- Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

- NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!

Muito importante: apenas depois que você acessar o sistema (ou se já o acessou nos dias 24 e 25/01) e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira que VOCÊ escolheu entrará em contato para realizar a transferência. Atenção: mesmo nesse caso específico, essa instituição NÃO pode pedir que você informe seus dados pessoais NEM sua senha.

Extraído: valoresareceber.bcb.gov.br - Fonte: Banco Central do Brasil

 

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